O Atlético estreou no Campeonato Mineiro de 2025 com um empate de 0 a 0 diante do Aymorés, no estádio Paulo Paschoalino, em Ubá/MG. O jogo aconteceu na manhã deste domingo, 19 de janeiro, sob um calor escaldante acima dos 30º C. O goleiro Gabriel Delfim foi o grande destaque da partida, protagonista do placar sem gols.
Por conta da FC Series nos Estados Unidos, o Galo foi representado por uma equipe formada por jogadores jovens, a maioria do time sub-20, sob comando de Guilherme Dalla Déa.
Essa jovem formação do Atlético, com média de idade na casa dos 20 anos, seguirá atuando pelo Campeonato Mineiro até o retorno do elenco principal, que volta a campo no sábado que vem, na segunda e última partida da FC Series, diante do Orlando City. Até lá, o Galo enfrenta o Democrata GV e o Pouso Alegre no Campeonato Mineiro.
- Escalação do Galo: Gabriel Delfim; Kayque, Dudu, Renan e Júlio César; Paulo Vitor, David Kauã (Índio), Vitinho (Eric) e Robert (João Rafael); Louback (Pedro Ataide) e Luiz Filipe (Lucas Daniel) – Técnico: Guilherme Dalla Déa
- 🟨Cartões amarelos:
O jogo – o técnico Guilherme Dalla Déa fez uma formação mesclada com os jogadores mais experientes e os atletas do Sub-20, com alguns elementos que estavam na Copinha. O goleiro Gabriel Delfim, os volantes Vitinho e Paulo Vitor, além do meia-atacante Robert e do atacante Luiz Filipe já atuaram pelo profissional.
No campo do Aymorés, houve uma partida de bastante movimentação e entrega dos atletas. Foi lá e cá, com o Atlético criando oportunidades de gol logo no começo, em chegadas perigosas dos atacantes Louback e Luiz Filipe, além do lateral esquerdo Júlio César.
A primeira tentativa foi após lindo passe de David Kauã, com a finalização de Louback acertando a trave. O goleiro do Aymorés, Luizão, teve bastante trabalho e sorte, por causa do chute na trave de Louback.
Mas quem se destacou mesmo neste primeiro jogo oficial da temporada foi o goleiro Gabriel Delfim, dono de defesas difíceis e bonitas, se esticando todo para dar segurança à meta do Atlético. O travessão do Atlético também foi atingido.
No segundo tempo, diante do calor infernal, o ritmo da partida desacelerou, e foi uma disputa de quem aguentava, fisicamente, as tentativas de ataque do adversário.
O Atlético até criou espaços, mas faltou aquele último toque para marcar o gol na construção das jogadas. Para corar sua tarde/manhã, Gabriel Delfim fez uma linda ponte para espalmar uma perigosa cabeçada do Aymorés, aos 44′ do segundo tempo. Gigante! Foi apenas a segunda partida de Delfim no profissional, alçado ao posto de reserva imediato de Everson diante da saída por empréstimo de Matheus Mendes ao América.
O ataque do Galo ainda teve uma chance final para fazer o gol da vitória, mas, apesar da boa jogada individual, Lucas Daniel perdeu o tempo da finalização e foi desarmado na área do Aymorés.
🎙️Fala, Delfim!
“Esse Campeonato Mineiro é uma oportunidade muito boa para quem ficou no Brasil, e vamos mostrar o que temos trabalhado no dia a dia, com a chegada do pessoal do Sub-20, que veio nos ajudar, assim como também vamos ajudá-los. Sabíamos que, por sermos uma equipe bastante jovem, o adversário viria para cima, se aproveitando desse cenário, mas demos conta do recado”.
🎙️Coletiva de imprensa com Dalla Déa!
Agenda do Galo – o Atlético ainda terá o confronto contra o Orlando City no próximo sábado, fechando sua participação na FC Series 2025 pela Inter&Co Soccer Week nos Estados Unidos. Até lá, o Galo terá mais dois jogos do Campeonato Mineiro contra Democrata GV (22/1) e Pouso Alegre (26/1).
A delegação do Galo retorna de ônibus para a capital, com previsão de chegada à noite, com treino no CT na segunda-feira. Já os jogadores que estão nos EUA começam a semana de treinos no CT do Orlando City na manhã deste domingo. O retorno para Belo Horizonte será no outro domingo, 26 de janeiro, com chegada prevista para a madrugada de segunda-feira (27/1).
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico