O Botafogo de Futebol e Regatas conquistou hoje o título do Campeonato Brasileiro de futebol masculino. Jogando no estádio Nilton Santos, o clube venceu o São Paulo por 2 a 1 e garantiu, assim, a conquista. Em sua história, alcançou o topo do país em outras duas oportunidades: em 1968 e 1995.
Um ano depois de perder o campeonato de forma trágica, em disputa acirrada com o Palmeiras, o Botafogo deu a volta por cima. Ao longo das 38 rodadas, os comandados de Artur Jorge somaram 79 pontos, em campanha com 23 vitórias, 10 empates e apenas 5 derrotas. Entre os destaques do elenco campeão estão o atacante venezuelano Savarino, o ponta Luiz Henrique, o goleiro John e o atacante Igor Jesus, que encerra a temporada como o titular da Seleção brasileira.
Superado o trauma do vice-campeonato brasileiro em 2023, o Botafogo fez história ao conquistar o título brasileiro e sul-americano na mesma temporada, feito antes alcançado pelo Santos de Pelé (1962 e 1963) e pelo Flamengo (2019). Contudo, este não é o fim da temporada para os alvinegros do bairro da zona sul carioca. Ainda nesta semana a delegação botafoguense embarque para o Catar. No Oriente Médio, o time enfrenta o Pachuca, campeão da América do Norte, no Derby das Américas, válido pela segunda rodada da Copa Intercontinental de Clubes da FIFA. Em caso de vitória, enfrentará, enfim, o campeão africano Al-Ahly (do Egito), na semifinal mundial.
A coroação de uma nova fase do clube
O Botafogo, assim, proporciona à sua torcida a felicidade de celebrar dois grandes títulos neste ano de 2025: a inédita Copa Libertadores e, agora, o tricampeonato brasileiro. O estadunidense John Textor comprou o Botafogo em 2022, ano em que voltou à elite do futebol brasileiro e que transformou-se em Sociedade Anônima. Ao longo das últimas três temporadas, o grupo proprietário da SAF alvinegra realizou investimentos inéditos na estrutura organizacional e física do clube. Além disso, novos jogadores chegaram a General Severiano, alavancando o nível técnico do elenco.