Olá seja bem vindo: 21/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Conexão Minas
  • Chuva em Ipatinga: Cemaden alerta para risco alto de deslizamentos na região

Chuva em Ipatinga: Cemaden alerta para risco alto de deslizamentos na região

A cidade de Ipatinga, na região do Vale do Aço, em Minas Gerais, está em alerta para o risco alto de deslizamentos e eventuais quedas de barreiras nesta terça-feira (14). O comunicado foi emitido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

No último domingo (12), o município foi atingido por fortes chuvas que deixaram 10 pessoas mortas. Os bairros mais atingidos foram Bethânia, onde chegou a chover 204mm, Canaã, Vila Celeste, Veneza, Jardim Panorama, Esperança, Taúbas e Forquilha.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e a Defesa Civil Estadual já alertaram para a possibilidade de mais chuvas na região nos próximos dias. De acordo com o Inmet, são esperados até 100mm/dia e ventos de até 100 km/h, com chance de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para o Cemaden, o volume elevado do acumulado das últimas 48 horas, somado à chuva prevista, reforça o alerta de risco geológico alto.

Um levantamento da Defesa Civil de Ipatinga mostrou que aproximadamente 85 mil moradores foram afetados. Segundo números da prefeitura, 150 pessoas estão desalojadas e outras 37 estão desabrigadas na cidade.

Resposta às chuvas

O plano de contingenciamento mobilizou várias secretarias da Prefeitura de Ipatinga, o governo do estado, Defesa Civil, Centro de Operações de Defesa Civil (CEDEC), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros entre outros órgãos.

A ação conta com um efetivo de aproximadamente 500 pessoas e cerca de 80 máquinas e equipamentos, incluindo caminhões, pás-carregadeiras e retroescavadeiras.

Situação de emergência

A cidade de Ipatinga declarou situação de emergência por conta das chuvas. O decreto autoriza medidas emergenciais, como mobilização de órgãos, contratação de pessoal e aquisição de recursos para assistência. A medida tem validade de 180 dias e pode ser prorrogada.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Colisão entre duas carretas deixa um motorista morto em Minas Gerais

Uma pessoa morreu após uma colisão entre duas carretas em uma rodovia no interior de…

Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama-MG

Ritmo das exportações brasileiras de milho caiu na segunda semana de dezembro Sindicato…

Galo renova contrato de goleiro Robert

Cria do Galo e mais um representante da safra de goleiros forjada no Clube, Robert…