No próximo domingo, 8, todas as atenções do público fiel ao futebol brasileiro estarão voltadas para os acontecimentos da última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol masculino. Todas as equipes entram em campo às 16h para decidirem seus destinos na próxima temporada.
O Galo (14º) recebe o Athletico Paranaense (16º) na Arena MRV, em confronto direto contra o rebaixamento. Separadas por apenas dois pontos, as equipes dependem apenas de um empate para garantir a permanência na Série A. No caso do alvinegro o risco de queda para a segunda divisão surgiu de forma repentina, na penúltima rodada. O único rebaixamento do Galo aconteceu no Brasileirão de 2005. Os comandados de Milito buscam encerrar o ano com uma boa notícia para sua torcida.
Já o Cruzeiro viaja até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude no estádio Alfredo Jaconi, em busca de uma vitória que pode classificá-lo para as fases preliminares da próxima Copa Libertadores. No entanto, o time celeste não depende apenas de seus esforços: precisa vencer sua partida e torce para que o Bahia (8º) não vença o já rebaixado Atlético Goianiense, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
A luta pelo título
O título do campeonato também será decidido na rodada derradeira. Atual campeão da Libertadores, o Botafogo depende de um simples empate para garantir o primeiro lugar, o que representaria o seu terceiro título nacional (venceu em 1968 e 1995). O time da estrela solitária recebe o São Paulo (6º), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Já o seu concorrente ao título, o Palmeiras (2º) recebe um apreensivo Fluminense (15º), no Allianz Parque, em São Paulo. Essa partida tem potencial de tocar o céu e o inferno da tabela de classificação: um disputa o título; outro, a permanência na primeira divisão. O Fluminense depende de um ponto para garantir a permanência, contudo o seu desempenho como visitante no Allianz seja negativo: nunca venceu. O Palmeiras precisa vencer o tricolor de Laranjeiras e torcer para que justamente o seu rival São Paulo vença o Botafogo.
Chegamos à última rodada do Brasileirão com: duas equipes disputando o título; duas jogando por uma vaga na Pré-Libertadores e quatro outras lutando para evitar o rebaixamento. O Bragantino (17º) recebe o já rebaixado Criciúma no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, e depende de uma simples vitória.
Trata-se do encerramento de uma edição emocionante e surpreendente do Brasileirão. Por sua dinâmica única, cresce a cada ano o seu prestígio diante do mundo como um dos campeonatos de elite mais bem disputados.
Sintonize nas ondas da rádio Caraça FM e acompanhe as emoções da última rodada do Brasilerão 2024.