Nesta quarta-feira (20), Atlético-MG e Botafogo medem forças na Arena Independência, às 21h30, em um confronto que vai além da disputa da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O embate é visto como uma prévia da final da Copa Libertadores, marcada para o dia 30 de novembro, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A Rádio Caraça FM transmite a partida.
O duelo desta noite será realizado com portões fechados, em decorrência da punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao clube mineiro, que ainda enfrenta a interdição da Arena MRV devido aos incidentes registrados na final da Copa do Brasil.
Cenários distintos no Brasileirão
Enquanto o Atlético amarga a 10ª colocação, com 42 pontos, e tenta espantar o fantasma do rebaixamento, o Botafogo lidera a competição com 68 pontos, quatro a mais que o vice-líder Palmeiras. O Galo vive um jejum de vitórias de cinco partidas no Brasileirão, enquanto o time carioca está invicto há 11 rodadas.
Para os mineiros, vencer significa mais do que somar três pontos. Uma vitória pode devolver a confiança e tirar o clube da zona de perigo. Além disso, seria uma forma de pressionar o Botafogo a dividir atenções entre o Brasileirão e a final continental.
Desfalques e estratégias
O técnico Gabriel Milito, do Atlético-MG, enfrenta o desafio de montar a equipe diante de diversos desfalques. Alan Franco, Alonso e Vargas estão a serviço de suas seleções, enquanto Guilherme Arana, com entorse no tornozelo, segue fora. Zaracho, preservado nos últimos dois jogos, pode voltar a atuar.
Provável Atlético: Everson; Saravia, Battaglia, Lyanco (Bruno Fuchs) e Rubens; Otávio, Fausto Vera, Gustavo Scarpa (Alisson) e Bernard (Zaracho); Hulk (Paulinho) e Deyverson. Técnico: Gabriel Milito.
Do lado do Botafogo, o técnico Artur Jorge também precisa lidar com ausências causadas pela Data Fifa. Sete jogadores foram convocados, mas o zagueiro Bastos, que pediu dispensa da seleção de Angola, já está à disposição.
Provável Botafogo: John; Vitinho, Bastos, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore e Marlon Freitas; Júnior Santos (Luiz Henrique), Eduardo (Savarino) e Thiago Almada; Tiquinho Soares. Técnico: Artur Jorge.
Foco dividido na reta final
O encontro entre os dois finalistas da Libertadores promete ser um teste de fogo para ambas as equipes. O Atlético busca retomar o bom desempenho, enquanto o Botafogo tenta consolidar sua liderança no Brasileirão.
Arbitragem
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP).
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC).