Olá seja bem vindo: 21/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Esportes
  • Galo contrata Paulo Bracks para o cargo de CSO do futebol

Galo contrata Paulo Bracks para o cargo de CSO do futebol

O Galo comunica a chegada de Paulo Bracks para ocupar o cargo de CSO (Chief Sports Officer) do Clube, sendo o responsável pelo comando de todo o departamento de futebol do Atlético, incluindo o profissional, as categorias de base e o time feminino.

Paulo Henrique Bracks Duarte é natural de Belo Horizonte (MG) e tem 43 anos. Ele será apresentado oficialmente em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24/1), no auditório da Sede de Lourdes.

 

O profissional chega para a função com vasta experiência em cargos de diretoria em clubes brasileiros, com trajetórias no América-MG, Internacional de Porto Alegre, Vasco da Gama e, mais recentemente, no Santos.

Currículo – Paulo Bracks é advogado especialista em direito desportivo, tendo atuado como auditor do STJD entre 2008 e 2014, diretor de competições da FMF de 2014 a 2017, e professor da CBF Academy desde 2010.

Sua carreira nos clubes começou no América-MG, em janeiro de 2018, como diretor de futebol das categorias de base e do futebol feminino. Posteriormente, foi alçado ao cargo de diretor executivo de futebol profissional, em 2019, ficando por mais duas temporadas. Em 2020, o Coelho alcançou a sua melhor campanha na Copa do Brasil, chegando à semifinal, além de ter permanecido na Série A, nos anos seguintes, também de forma inédita.

O trabalho de Paulo Brack no América o credenciou a ser contratado como diretor de futebol profissional e de transição do Internacional, onde permaneceu também por três temporadas – 2020, 2021 e 2022. Nesse período, o Colorado foi vice-campeão brasileiro, em 2020, e Campeão Brasileiro Sub-20, em 2021. Fora de campo, houve a maior venda da história do Inter – Yuri Alberto, para o Zenit, por 25 milhões de euros -, além de o Clube ter tido o primeiro superávit orçamentário, após anos de déficit.

Paulo Bracks foi diretamente responsável por iniciar o departamento de ciência de dados dentro da análise de mercado no Internacional, área na qual o Galo é vanguardista no futebol brasileiro, através do CIGA, que ficará dentro do guarda-chuva de atuação do CSO alvinegro.

No Rio de Janeiro, Paulo Bracks foi o primeiro executivo contratado pela SAF do Vasco, quando o clube lutava para retornar à Série A, conseguindo o acesso após dois anos na Série B. No ano seguinte, Bracks reformulou o elenco e trouxe jogadores que são protagonistas do Vasco, entre eles o goleiro Léo Jardim, o lateral Lucas Piton, o volante Gary Medel, o meia francês Dimitri Payet e o atacante argentino Pablo Vegetti.

Nesse período, o clube carioca também realizou vendas importantes de atletas, com cifras altas, como Andrey, Pedro Raul, Eguinaldo e Gabriel Pec.

O último desafio de Paulo Bracks antes do Atlético foi no Santos, com a missão de retornar o clube para a elite do futebol brasileiro. Como CEO do Futebol, Bracks chegou ao time paulista com o Peixe fora do G-4 da Série B, e, no fim, houve o acesso com o título. Ele também foi o responsável pelas áreas de Finanças, Marketing e Jurídica, e era um dos encarregados pelo contrato da Nova Vila Belmiro, em discussão com a empresa WTorre.

Especializações – Paulo Bracks carrega importantes participações em cursos e seminários sobre gestão de futebol, sendo membro da associação dos diretores desportivos da Europa, e único representante de clube brasileiro no Diploma de Gestão em Futebol da UEFA (CFM). Tem licença da CBF como gestor de futebol e analista de desempenho, e é gestor técnico em futebol pela Universidade do Futebol.

Siga o Galo nas redes sociais: @atletico

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Valencia brilha, Equador vence Venezuela e passa Brasil nas Eliminatórias

O Equador venceu a Venezuela por 2 a 1 em uma partida emocionante pelas Eliminatórias…

Colisão entre duas carretas deixa um motorista morto em Minas Gerais

Uma pessoa morreu após uma colisão entre duas carretas em uma rodovia no interior de…

Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama-MG

Ritmo das exportações brasileiras de milho caiu na segunda semana de dezembro Sindicato…