Olá seja bem vindo: 21/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama-MG

Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar são temas de webinar no Dia Internacional da Juventude

Sindicato Rural 13/08/2021 07:29:00

Será comemorado nesta quinta-feira, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, tem por objetivo gerar reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta. A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que sempre teve em pauta ações direcionadas a essa parcela da população rural, não vai passar em branco um dia tão especial.

Para tanto, a empresa vai promover um webinar com o tema “Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar”, que será transmitido no seu canal do Youtube, às 15 horas, desta quinta-feira. O debate vai contar com os seguintes participantes: o coordenador Técnico Estadual da Emater-MG, Argileu Martins, e os professores Darlan Kroth e Valdecir José Zonin da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), no Rio Grande do Sul. O Diretor Técnico da Emater-MG Feliciano Nogueira de Oliveira fará a abertura do evento.

Desde os primórdios da sua fundação, ainda com o nome de Associação de Crédito e Assistência Rural (Acar), a Emater-MG se preocupa com a juventude rural e busca trabalhar com políticas públicas voltadas exclusivamente para os jovens. A criação do Clube 4-S (Saber, Sentir, Saúde, Servir) no município mineiro de Rio Pomba, em 1952, foi o primeiro instrumento extensionista para trabalhar a juventude rural. Ele agrupava os jovens rurais de ambos os sexos para desenvolver atividades sociais e obter conhecimentos agropastoris e de economia doméstica.

Sucessão rural

Acompanhando a dinâmica da sociedade, as inovações tecnológicas e de comunicação, a partir dos anos 1990, a Emater de Minas Gerais criou uma nova proposta de trabalho com a juventude rural: o Projeto Transformar. O objetivo sempre foi promover a formação crítica, cidadã e profissional desses jovens, habilitando-os para a implementação de projetos produtivos com geração de ocupação e renda. Este projeto foi desenvolvido em toda Minas Gerais.

Em 2016 este trabalho se consolidou com a Agenda Estratégica Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar. Diante dos desafios que os jovens ainda enfrentam de autonomia econômica e financeira e de participação social, a Emater–MG foca em ações voltadas para a superação desses desafios.

A lista de atuação da empresa vai desde capacitações e articulações para inserção dos jovens rurais nas políticas públicas; promoção de intercâmbio, com a realização de encontros regionais; implantação de projetos produtivos; debates sobre o uso das redes sociais e aplicativos como instrumento de gestão das propriedades rurais. Um dos exemplos é o atendimento a 2.649 jovens rurais nos projetos em parceria com Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), em 2020, apesar da situação atípica com a pandemia da covid 19.

Segundo a coordenadora estadual de Metodologia de Extensão Rural e gestora da Agenda Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar, Maria Helena Silva, o trabalho da Emater-MG com a juventude rural propõe contribuir para o processo de sucessão rural, com a permanência dos jovens no campo. Segundo a técnica, por isso a Emater-MG sempre busca a inserção do público juvenil nas políticas públicas da agricultura.

“A questão da sucessão rural passa pela necessidade de políticas públicas que atendam aos jovens em seu espaço, tais como: políticas de acesso à terra, educação do campo, geração de ocupação e renda, lazer, internet. Ou seja, tem que se criar fatores de atração no campo para estes jovens. O que os jovens querem é ter a decisão, ter a opção de permanecer no campo com as mesmas condições favoráveis de acesso a bens e serviços que se tem no espaço urbano”, explica.

A fala da coordenadora da Emater-MG faz sentido, pois o último Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE em 2017, mostra que os idosos estão tomando o lugar dos jovens no campo. Os produtores rurais com 65 anos ou mais somam 23,2% do total. No Censo anterior, de 2006, essa participação era de 17,5%. A saída de jovens para centros urbanos pode ser claramente percebida na pesquisa. Os jovens entre 25 e 35 anos, que representavam, em 2006, 13,6% dos produtores rurais, agora somam apenas 9,3%, o que indica a redução da força de trabalho mais jovem nas propriedades rurais.

 

Evento: Webinar

Local: Canal da Emater-MG no Youtube

Data: 12/08, quinta-feira, 15 horas

Tema: Juventude Rural e Sucessão na Agricultura Familiar

Abertura: Diretor Técnico da Emater-MG Feliciando Nogueira de Oliveira

Participantes: Argileu Martins (Coordenador Técnico Estadual da Emater – MG)

Prof. Darlan Kroth (Universidade Federal da Fronteira do Sul – Chapecó/RS)

Prof. Valdecir José Zonin (Universidade Federal da Fronteira do Sul – Erechim/RS).

 

 

Terezinha Leite – Ascom/Emater-MG

Foto: Divulgação/Emater-MG

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Colisão entre duas carretas deixa um motorista morto em Minas Gerais

Uma pessoa morreu após uma colisão entre duas carretas em uma rodovia no interior de…

Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama-MG

Ritmo das exportações brasileiras de milho caiu na segunda semana de dezembro Sindicato…

Galo renova contrato de goleiro Robert

Cria do Galo e mais um representante da safra de goleiros forjada no Clube, Robert…