Olá seja bem vindo: 21/03/2025

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Conexão Minas
  • Zema é contra PEC que prevê fim da escala 6×1: “Tem gente procurando holofote“

Zema é contra PEC que prevê fim da escala 6×1: “Tem gente procurando holofote“

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou, nesta terça-feira (12), que é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê acabar com a escala 6×1 – uma folga para cada seis dias de trabalho.

Zema, que participa da COP29 em Baku, no Azerbaijão, declarou à Itatiaia que defende a livre negociação entre empresa e funcionário.

“Eu sou sempre favorável à questão da livre negociação entre empresa e trabalhador. Se alguém foi contratado para folgar duas vezes por semana, se isso foi pactuado entre as partes, ótimo. Se foi pactuado para folgar uma vez por semana e ambas as partes concordaram, ótimo”, disse Zema.

O governador classificou ainda a discussão do tema, que ganhou força nos últimos dias, como dispensável.

“Temos coisa muito mais importante para fazer, que é uma reforma administrativa para o Estado custar menos e nós reduzirmos impostos”, destacou Zema.

O governador ainda afirmou que “tem gente que fica aí procurando holofote, discutindo coisas que deveriam ser tratadas entre adultos”.

“Nós ficamos acreditando que lei é que resolve. Na minha opinião, o que resolve é gente responsável, que cumpre contrato”, concluiu.

O que diz o texto?

O documento proposto pela deputada, ao qual a CNN teve acesso, “dá nova redação ao inciso XIII, do artigo 7º da Constituição Federal para dispor sobre a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana no Brasil”.

Confira, a seguir, a nova redação prevista pelo texto de Hilton:

  • Art.7º, inciso XIII: “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e trinta e seis horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.

No segundo artigo do documento, a parlamentar propõe que a emenda constitucional entre em vigor 360 dias após a data da sua publicação.

Justificativa

Ainda no texto, Hilton argumenta que a “proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”.

“A medida proposta nesta Lei alinha-se aos princípios de justiça social e desenvolvimento sustentável, buscando um equilíbrio entre as necessidades econômicas das empresas e o direito dos trabalhadores a uma vida digna e a condições de trabalho que favoreçam sua saúde e bem-estar”, acrescenta a deputada.

O que muda com a decisão do STF sobre CLT para servidor público?

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Valério anuncia oficialmente retorno do goleiro Glaycon Rian

No início da noite desta sexta-feira (21), o Valeriodoce Esporte Clube (VEC) utilizou as suas…

Valencia brilha, Equador vence Venezuela e passa Brasil nas Eliminatórias

O Equador venceu a Venezuela por 2 a 1 em uma partida emocionante pelas Eliminatórias…

Colisão entre duas carretas deixa um motorista morto em Minas Gerais

Uma pessoa morreu após uma colisão entre duas carretas em uma rodovia no interior de…